sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dislexia

            Definição de Dislexia:
            Ao falarmos de Dislexia, referimo-nos não só a problemas de leitura, mas também a problemas na escrita, nas relações espaciais, na obediência a instruções, na sequência temporal, na capacidade de memorização, entre outros problemas que afectam os alunos e que lhes causam muitos problemas na sua vida diária.
            Há vários autores que têm tentado encontrar definições que melhor descrevam esta problemática de grande incidência.
            Kamhi (1992), citado por Hennigh (2005), defende uma definição inclusiva centrada na linguagem em si mesma e na separação das dificuldades sentidas no processamento de informação de carácter fonológico. Esta definição vai de encontro ao pensamento actual, que sustenta a distinção entre leitores “pouco eficientes” e crianças com Dislexia. Assim, refere que:
A Dislexia é uma desordem a nível de desenvolvimento da linguagem cuja principal característica consiste numa dificuldade permanente em processar informação de ordem fonológica. Esta dificuldade envolve codificar, recuperar e usar de memória códigos fonológicos e implica défices de consciência fonológica e de produção de discurso. Esta desordem, com frequência geneticamente transmitida, está por via de regra presente à nascença e persiste ao longo de toda a vida. Uma característica marcante desta desordem manifesta-se nas deficiências a nível da oralidade e da escrita.” (Kamhi, 1992, cit. in Henning, 2005).
Esta definição vai de encontro à proposta da Associação Nacional de Dislexia Americana que exprime o seguinte:
“A Dislexia é um dos vários tipos de dificuldades de aprendizagem. É uma desordem específica com base na linguagem, de origem orgânica, caracterizada por problemas na descodificação de palavras, reflectindo, geralmente capacidades reduzidas no processamento fonológico. Estes problemas na descodificação da palavra são geralmente inesperados ao considerar-se a idade ou as aptidões cognitivas; eles não são o resultado de uma discapacidade desenvolvimental generalizada ou de um impedimento sensorial. A Dislexia é manifestada por uma dificuldade variável nas diferentes formas de linguagem, incluindo, para além de um problema na leitura, um problema manifesto na aquisição de proficiência na escrita e na soletração.”
Grande parte dos autores é unânime ao afirmar que o termo Dislexia engloba uma dificuldade na leitura e, consequentemente, dificuldades de distinção ou memorização de letras ou grupos de letras, de ordenação, de ritmo, de compreensão e de estruturação das frases, afectando, assim, tanto a leitura como a escrita.    
Segundo Fonseca (1999), esta é “uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem qualquer perturbação sensorial e psíquica já existente”.

Tipos de Dislexia:

* Disgrafia (constitui uma perturbação da escrita e tem uma componente exclusivamente motora, a qual origina dificuldades na morfologia e na qualidade da escrita);
* Disortografia  (conjunto de erros da escrita que afectam a palavra, mas não o seu traçado ou grafia. Implica uma série de erros sistemáticos na escrita e na ortografia que, por vezes, torna ilegível os textos escritos);
* Discalculia (disfunção neuropsicológica, caracterizada por dificuldades no processo de aprendizagem do cálculo, constatando-se, geralmente, em pessoas com um grau de inteligência normal que apresentam inabilidade na realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico-matemático);
* Dismapia (dificuldade em interpretar mapas, tabelas e escalas);
* Dislalia (dificuldade em pronunciar correctamente as palavras devido a omissões, acréscimo ou troca de fonemas e/ou sílabas);
* Dispraxia (dificuldades motoras que podem afectar os movimentos do corpo. Esta pode manifestar-se como falta de jeito, problemas na escrita ou dificuldades na fala);
* Disartria (distúrbio neurológico que pode também ter a sua origem em lesões do sistema nervoso que levam a uma má articulação, fala lenta e arrastada).

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